Edifício Santa Catarina

imagem de topo

Uma obra ícone da Avenida Paulista é uma parceria entre o escritório e o arquiteto Ruy Ohtake. Com quatro pilares, sete metros em balanço e vãos internos de 23 metros, o edifício destaca-se pela bela arquitetura e concepção estrutural.

No início, o projeto previa que os primeiros cinco andares seriam do Hospital Santa Catarina e os demais seriam comerciais, tendo entradas separadas. O edifício foi criado em uma época em que a Berrini estava em ascensão e o Santa Catarina trouxe de volta a atenção para a Avenida Paulista.

Devido a proximidade do metrô, os recuos na fachada foram fundamentais. Além disso, no alto do prédio, há uma caixa d’água e foram contratados alpinistas para construir essa fôrma em função dos ventos.

PARTICULARIDADES: Edifício composto por balanços de 7 metros com 17 andares no total. O grande salão se apoia em quatro pilares executados em duas etapas para não causar esforços indesejados. As estruturas das lajes dos subsolos e do pavimento térreo são de concreto armado, composta por vigas e lajes maciças.

 

DADOS GERAIS

Endereço: Av. Paulista, 287

Cidade: São Paulo | SP

Cliente: Serplan Desenvolvimento Imobiliário e Comercial LTDA

Arquitetura: Ruy Ohtake

Construção: Matec Engenharia

Engenheiros: Aluizio d’Ávila | José Varela | Cleber Hardt

Área construída: 30.768m²

Ano: 2007

Nº de Andares: 17

Altura: 86 metros

 

Projetos Relacionados